Como cuidar bem do seu cavalo.

Cavalo Anglo Árabe Dicas de Como Cuidar

O bem-estar do cavalo é muito importante para o criador de equinos. Para reduzir os custos de manutenção de um cavalo e garantir a saúde dos equinos, são sugeridas algumas medidas:

.

1) Procurar profissionais qualificados como forma de assegurar a saúde do animal. Para economizar nos custos com tais profissionais, uma alternativa é organizar um grupo de cavalos para serem atendidos de uma só vez, por veterinário ou ferrador. As despesas serão menores e o profissional não terá de se deslocar várias vezes à mesma área. 2) Reunir grupo de amigos para poder negociar uns honorários menores, por exemplo, para um exame aos dentes de um certo número de cavalos, anualmente.

Além disso, o bom cuidado com os equinos exige: 1) Visita ao veterinário, em média de duas vezes por ano. 2) Cuidado dentário com revisão periódica realizada pelo veterinário. Normalmente, em cada seis meses tem que ser feita uma pequena limpeza aos seus dentes. 3) Vacinação também deve ser feita de forma periódica, segundo as indicações e normas veterinárias que existem, e nos cavalos que frequentam concursos, feiras ou exibições, principalmente. 3) Desparasitação também deve ser periódica, porque no meio ambiente do cavalo (erva, água, prados) existem bastantes parasitas microscópicos e a desparasitação permite romper o ciclo e evitar possíveis doenças. 4) Alimentação adequada e variada tendo em conta a idade do cavalo, raça e atividade, para evitar possíveis problemas, como a obesidade e a anemia, derivados de uma má alimentação.

O conforto físico do cavalo, também é importante para sua saúde, então se ele está numa “boxe”, é prudente que a cama seja bastante espessa, pois uma cama fina é uma falsa economia, porque não impedirá que o animal se machuque, o que pode resultar na necessidade de pagar tratamento ao veterinário e o cavalo ainda pode ficar incapaz para ser montado.

A limpeza também é muito importante para que permaneçam saudáveis. Os cavalos necessitam de limpeza com frequência, quer estejam no estábulo ou no campo. Isso implica cuidar da pele, pêlo e pés do animal. As vantagens de um cavalo com a higiene cuidada são: eliminação da sujidade, ação de massagem ao cavalo, tonificação dos músculos do animal, ativação da circulação e aprofundamento da relação de confiança entre o cavaleiro e cavalo. Para dar uma maior sensação de segurança, a limpeza deve ser feita em locais bem iluminados.

O temperamento do cavalo também é sinal de bem-estar. Para que um cavalo se mantenha sempre manso, é necessário que receba algum trato e que seja “trabalhado” com freqüência, pois se não deve deixar os animais largados no pasto, por longos períodos, pois eles podem, depois, estranhar os arreios e se tornarem bravos, chegando a saltar quando novamente montados. Quanto maior a freqüência com que é montado, mais manso se torna o cavalo e melhor será a relação entre ele e o cavaleiro e cavalo.

Fonte: Portal do Agronegocio

Adaptação: Escola do Cavalo